10,583 Books
See allIt won me over.
I originally abandoned The Deal around chapter 8 because, at first, this light college romance struck me as completely lacking in depth. The narration was full of abbreviated expressions—for instance, in Garrett's chapters, the author repeatedly uses “helluva” instead of “hell of a.” On top of that, the dialogue itself felt far too juvenile for characters who are supposed to be in university. The initial premise for their arrangement also came across as completely stupid to me.
I was persuaded to give it another try because of the upcoming series adaptation, and by my sister and cousin, who both have excellent taste in romance. And surprisingly, once I got past those weaker points, I actually enjoyed it.
I liked the way the feelings were developed—the friendship, the growing vulnerability between them. The narrative holds up largely because of the characters' backstories and how they share and work through their traumas: psychological and physical abuse on one side, and the aftermath of sexual assault on the other. Since it's essentially a college romance, there isn't much deep psychological exploration of these issues, and they're resolved in a rather optimistic and accelerated way. They function more as a starting point for emotional connection between the characters and as a way to balance out the more overtly sexual aspects of the story.
The chemistry between the protagonists is quite convincing, the familiar tropes are used effectively, and the intimate scenes are well executed—I never once felt secondhand embarrassment.
I did feel that some of the secondary characters could have been more developed—Justin, in particular, could have caused more disruption—but since it's part of a series, I assume there will be more opportunities to explore them further.
Minha primeira impressão do livro vem do prólogo, Rafaella é extremada irresponsável e egoísta, e Elena me pareceu muito grossa com o pobre Rino, filho de Rafaella que foi deixado pra trás pela mãe.
No capítulo 1 pude ver que Rafaella sempre foi destemida e que Elena, sem um pingo de personalidade, só seguia o barco de Lina.
No capítulo 7 descubro que Elena é insegura de si porque sua mãe não é carinhosa com ela, infelizmente é comum relacionamento mãe e filha serem conturbados. Elena descobre que Rafaella aprendeu a ler e escrever sozinha e ela deixa de ser a melhor aluna pra Rafaella. Apesar de sentir inveja, o desejo de ser cópia de Rafaella é maior.
Com o passar dos dias, Elena descobre que ninguém era páreo pra Rafaella, ela era superdotada, aprendia muito rápido e as professoras já queriam mudar ela de turma, da 1ª para a 3ª. Em uma competição escolar entre turmas, Rafaella ganhou de todos.
Ao fim do ensino infantil, Lila perdera seu prestígio e em um episódio que Elena pensa que ela fez de propósito, fugiu com Rafaella para a praia e no meio do caminho pegaram a maior chuva, Lila com medo retornou e Elena foi pega pela mãe e apanhou em casa. Depois Elena externa o pensamento de que talvez ela fez isso de propósito para fazer com que Rafaella não fosse pro ensino fundamental, assim como ela que não ia por que os pais, pobres, não valorizavam a educação.
Depois disso a amizade das duas se tornou quase inexistente, Lila teve o braço quebrado porque não admitia que não poderia estudar e então passou muito tempo doente e acabou reprovando de ano, enquanto Elena seguia em frente com seus estudos.
Sozinha, Elena agora narra seu dia a dia sem Lila, mas ainda pensando em dividir com ela. Teve que mostrar seus seios na rua porque uns meninos fizeram uma aposta e ela ganhou dinheiro com isso.
Ao mesmo que tempo que tenho uma antipatia por Lila, achei nobríssimo da parte dela tentar uma aproximação com Rafaella porque soube que ela se deu mal em latim, ela queria voltar a ser amigas e se encontrar no jardim pra estudar latim com ela. E Elena já começou a ser obcecada de novo por Lila, não consigo entender que amor é esse.
Depois de ir recebe um prêmio por leitura, que Lila ganhou o recorde, Elena descobre que ela já menstrua e percebe que Pasquale tá apaixonado por ela, ai pronto baixou a invejosa obcecada que eu não aguento mais, olha essa passagem : “Por dias e dias só consegui pensar na incógnita das mudanças que afetariam Lila. Ela ficaria bonita? Ela ficaria feia como eu?” Eu não suporto mais essa obsessão da Elena pela Rafaella vai se tratar menina.
Os capítulos se passam e percebo que a narrativa é estática, acontecem coisas que se eu for parar pra anotar aqui algo de relevância para a história não anoto nada! Dias vão dias vem até uma coisa interessante acontece, Marcello Solara está apaixonado por Lila assim como vários outros, pra grande inveja de Elena, e então começa de forma agressiva a tentar forçar um namoro como ela, primeiro conquista Rino fazendo elogios aos sapatos que ele fez com Lula, depois agraciando a família dela com uma televisão que naquele tempo era artigo de luxo.
Por ter sempre sido uma ótima estudante, Elena fez uma espécie de amizade com a sua antiga professora e esta ofereceu a ela como presente de férias uma viagem, ou melhor, um lugar pra ficar em um viagem a casa de sua parente em uma cidade praiana. Não sei porque a família dela aceitou, mas enfim, lá se vai Elena sozinha ajudar na pousada desta mulher que no fim se saiu uma ótima amiga e anfitriã.
Seus dias de praia a fizeram muito bem, pegou um bronze, sua pele ficou melhor e pode praticar seu inglês na pousada onde era mais uma serviçal que hóspede. Um belo dia a família de Nino Sarratore, o seu antigo amor de infância que inclusive a pediu em namoro e ela sendo muito nova, disse não, chegou à pousada, acontece que eles já eram visitantes costumeiros de lá.
No começo Elena não conseguia conversar com Nino porque sempre que seu pai estava, ele não estava. Mais na frente nino revela que odeia seu pai por trair sua mãe, ser mulherengo, diz que se mudaram do bairro de Elena por causa do seu pai que tinha conquistado a viúva Melina e depois a fez se sair como doida. Nino nesse dia deu beijo em Elena, que ficou mais apaixonada ainda, mas algo acabou com qualquer possibilidade de ela e ele ficarem juntos. Um dia, depois de Elena ter anunciado a todos que precisava voltar pra casa porque sua amiga precisa dela, Donato Sarratore, a assediou, beijou-a a força, pegou em seus seios e na sua vagina e ela nunca poderia beijar Nino depois daquele dia. Na manhã seguinte, quando todos levantaram, ela já tinha ido embora.
Voltando pra casa viu que muito havia mudado com Lila, ela estava desesperada pra de livrar de Marcello, quem ela nunca gostou, e agora estava se engraçado com Stefano Caracchi, da charcutaria que agora estava quase rico andando com um carrão com Lila e Elena.
Elena e nós leitores perdemos o desenvolvimento desse interesse entre os dois, porque quando Elena volta, Stefano quer muito comprar os sapatos de Lila e todos os desenhos dela, depois ele oferece uma proposta de negócio com o pai dela e sua mão em casamento, mesmo ela já estando quase comprometida com Marcello. Mas Lila aceita e termina tudo com Marcello que fica transtornado.
Perdi o interesse em fazer o resumo desse livro porque não aguento mais a inveja da Elena. O fim do livro é o casamento de Lila com Stefano e Elena lógico COM INVEJA! O fim do livro é o Marcello chegando no casamento calçando os sapatos que Stefano comprou de Lila e Rino. E ponto final.