

Nossa, esse livro mexeu com algo profundo dentro de mim. Talvez por me conectar com a minha versão mais nova, por me identificar com a protagonista em alguns níveis profundos e até vergonhosos - vem uma sensação antiga, esquisita, uma sensação de pré adolescência
o interessante é que a trama parece tão distante (pelas especificidades da relação familiar, da relação com o corpo, a situação dela…), mas ao mesmo tempo tão próxima - na medida em que todos passamos por algum nível de angústia, questionamento, reflexão que hoje parece muito remota e até absurda, mas que naquela época (no terreno da infância), simplesmente era e existia. E estávamos lidando com tudo aquilo. Muito do que vem nessa história não parece perfeito, não parece que você vai se identificar, é muito único e singular daquela experiência - mas é por essa vulnerabilidade e, as vezes até humor, que é tão próximo.
Daí que de tempos em tempos eu me lembro disso, de que eu posso morrer a qualquer tempo e tudo acabar, então eu presto muita atenção na minha respiração, puxo o ar bem devagar e fundo, depois seguro um tempo, e observo o ar sair, e se isso está ocorrendo direito e dentro dos meus comandos, é porque a morte não está aqui, se ela estivesse eu puxaria o ar e ele não viria, ou sairia depressa antes que eu mandasse, ou não encheria direito o meu pulmão, ou não subiria até a minha cabeça.
Nossa, esse livro mexeu com algo profundo dentro de mim. Talvez por me conectar com a minha versão mais nova, por me identificar com a protagonista em alguns níveis profundos e até vergonhosos - vem uma sensação antiga, esquisita, uma sensação de pré adolescência
o interessante é que a trama parece tão distante (pelas especificidades da relação familiar, da relação com o corpo, a situação dela…), mas ao mesmo tempo tão próxima - na medida em que todos passamos por algum nível de angústia, questionamento, reflexão que hoje parece muito remota e até absurda, mas que naquela época (no terreno da infância), simplesmente era e existia. E estávamos lidando com tudo aquilo. Muito do que vem nessa história não parece perfeito, não parece que você vai se identificar, é muito único e singular daquela experiência - mas é por essa vulnerabilidade e, as vezes até humor, que é tão próximo.
Daí que de tempos em tempos eu me lembro disso, de que eu posso morrer a qualquer tempo e tudo acabar, então eu presto muita atenção na minha respiração, puxo o ar bem devagar e fundo, depois seguro um tempo, e observo o ar sair, e se isso está ocorrendo direito e dentro dos meus comandos, é porque a morte não está aqui, se ela estivesse eu puxaria o ar e ele não viria, ou sairia depressa antes que eu mandasse, ou não encheria direito o meu pulmão, ou não subiria até a minha cabeça.

Foi uma leitura bem diferente do que estou acostumada. Uma não ficção - mas que parece até uma ficção as vezes de tão diferente da minha realidade. Eu gostei da honestidade, intensidade, e das reflexões sobre o processo da escrita em si.
Foi também o primeiro livro do clube do livro que estou participando com amigas, então foi interessante refletir em conjunto sobre o assunto paixão.
Continuar a escrever é também adiar a angústia de entregar o texto para os outros lerem. Estava tão imersa na necessidade de escrever que não me preocupava com tal vicissitude. Agora que fui até o limite dessa necessidade, olho com espanto para as páginas escritas, e com uma espécie de vergonha, nunca sentida — pelo contrário — nem ao viver a minha paixão, nem ao escrever sobre ela.
Foi uma leitura bem diferente do que estou acostumada. Uma não ficção - mas que parece até uma ficção as vezes de tão diferente da minha realidade. Eu gostei da honestidade, intensidade, e das reflexões sobre o processo da escrita em si.
Foi também o primeiro livro do clube do livro que estou participando com amigas, então foi interessante refletir em conjunto sobre o assunto paixão.
Continuar a escrever é também adiar a angústia de entregar o texto para os outros lerem. Estava tão imersa na necessidade de escrever que não me preocupava com tal vicissitude. Agora que fui até o limite dessa necessidade, olho com espanto para as páginas escritas, e com uma espécie de vergonha, nunca sentida — pelo contrário — nem ao viver a minha paixão, nem ao escrever sobre ela.
Updated a reading goal:
Read 12 books by December 31, 2026
Progress so far: 3 / 12 25%

Ótimo entretenimento, romance gostosinho, algumas partes engraçadas, o livro prende (mas li há 2 meses e sinto que não foi uma leitura que super me marcou - mas na época eu fiquei bem viciada)
O melhor tipo de amor não acontece em caminhadas enluaradas ou férias românticas. Acontece nas entrelinhas da vida cotidiana. Não são os gestos grandiosos que mostram nossos sentimentos, mas todas as coisinhas secretas que fazemos para que a vida da outra pessoa seja melhor, coisinhas de que nunca falamos.
Ótimo entretenimento, romance gostosinho, algumas partes engraçadas, o livro prende (mas li há 2 meses e sinto que não foi uma leitura que super me marcou - mas na época eu fiquei bem viciada)
O melhor tipo de amor não acontece em caminhadas enluaradas ou férias românticas. Acontece nas entrelinhas da vida cotidiana. Não são os gestos grandiosos que mostram nossos sentimentos, mas todas as coisinhas secretas que fazemos para que a vida da outra pessoa seja melhor, coisinhas de que nunca falamos.

Velhos demais para morrer
Distopia, Brasil, crítica social, leitura rápida e viciante. Não poderia ser melhor!!!
Distopia, Brasil, crítica social, leitura rápida e viciante. Não poderia ser melhor!!!